Informações de Segurança

 Baterias de Lithium Polymero (Li-Po)

Atenção:

-Baterias de Li-Po não são iguais as demais baterias de Ni-Cd ou de Ni-Mh, portanto não as trate da mesma forma.
-Baterias de Li-Po não podem ser "cicladas", ou seja, descarregadas totalmente para depois carregar.

-Baterias de Li-Po necessitam de Speed Control e Carregador específicos para as mesmas.
-Baterias de Li-Po não podem ser descarregadas a menos de 3v por célula.
-Baterias de Li-Po devem estar sempre balanceadas

Capacidade e descarga:

Capacidade é a medida de quanta energia pode ser retirada da bateria antes dela estar completamente descarregada. Uma célula de 1200mAh (1.2Ah) pode dar 1.2 ampéres durante 1 hora. Usamos a medida "C" para definir quanta energia esta sendo consumida em relação a capacidade da bateria. Por exemplo: uma célula de 700mAh que esteja fornecendo 700mA, está sendo descarregada a 1C. Uma célula de 1200mAh que esteja sendo descarregada a 2400mA, dizemos que ela esta fornecendo 2C.
As baterias de Li-Po tem um limite de descarga que deve ser respeitado segundo o fabricante e tipo de bateria. Caso estes limites sejam desrespeitados você pode estar danificando sua bateria e diminuindo sua vida útil. Em geral as baterias de Li-Po não esquentam muito quando em uso, no máximo ficam mornas. Se suas baterias estão quentes durante ou após o uso, com certeza o motor do modelo esta exigindo mais do que a bateria pode fornecer. Neste caso utilize outra bateria em paralelo para resolver o problema, troque por uma bateria mais potente ou providencie ventilação apropriada dentro do seu modelo. Se sua bateria esquentou e mudou de formato, parecendo ter "inchado" ela pode estar com sua vida útil já comprometida.

Antes de voar com sua bateria utilize um amperimetro em serie para medir o consumo do seu motor em potência total.
Se a medição do amperimetro estiver no limite para sua bateria, por exemplo 8.4A (7C) para uma bateria 2S1P 1200mA, a bateria pode ter chegado no limite de descarga dela. Não utilize a bateria nestas circustâncias, ponha mais uma bateria em paralelo ou use uma bateria de maior capacidade.

Carregando:


Baterias de Lithium Polymero só podem ser carregadas em carregadores específicos para Lithium Polymero, por causa de suas características especiais que diferem completamente das demais baterias. É como por Gasolina num motor a Diesel, ele não vai funcionar e além disso pode ficar danificado e causar acidentes.
Para melhores resultados, um carregador "Corrente Continua/Voltagem Continua" (CC/CV), devem ser usados. Esses carregadores inicialmente carregam a 4.2V e amperagem de 1C, e depois diminuem a amperagem até perto da carga máxima. As baterias estão quase 90% carregadas em uma hora. A corrente máxima permitida por célula da bateria é de 4.25V. Quando as células chegam a 4.2v eles estão completamente carregadas. A amperagem máxima permitida para baterias de Lithium Polymero e de 1C. De preferência utilize sempre um balanceador quando estiver carregando. Não carregue suas baterias de Lithium Polymero além de 1C.

Balançeamento de células:

Baterias de Li-Po são compostas de células. Em geral 2 ou mais células por bateria. Cada bateria tem uma voltagem nominal de 3.7 volts. Como tudo no mundo uma célula nunca é igual a outra, e ao longo do tempo, principalmente se sua bateria é usada em condições inadequadas, estas células podem ficar desbalançeadas. Isto significa que uma célula pode estar com mais voltagem que a outra. Quando estas diferenças são grandes a bateria pode começar a inchar durante a carga ou quando usada no modelo. A única solução para isto e acompanhar de perto a voltagem em cada célula, usando um balanceador ou carregador-balanceador. De preferência use sempre baterias que já vem com conector para balanceamento. O balanceamento da bateria prolonga a vida útil da mesma.

Dicas de Segurança para carga:


As células de Lithium Polymero são um tremendo avanço em tecnologia para modelos de Rádio Controle devido a sua relação peso/potência inigualáveis. Porém, devido a química usada ( Li-Po`s não são tóxicas como as NiCd ), existe a possibilidade delas pegarem fogo se não forem carregadas corretamente. Isto é inevitável devido a natureza e contrução das células. Elas não são diferentes de diversos utensílios domésticos que usamos hoje em dia, facas, fogões, aquecedores, microondas, fatiadores, e etc, que são perigosos por natureza, mas que operados de forma correta são perfeitamente seguros.

Precauções de uso: